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A importância do Google ADS para o seu negócio.

Se você deseja aumentar a geração de Leads e Oportunidades para a sua empresa, já deve ter considerado anunciar seu serviço ou produto na internet. Anunciar na Rede de Pesquisa do Google, que é a ferramenta de buscas online mais usada no mundo, é particularmente atraente porque permite exibir anúncios para usuários que estão ativamente procurando por algo. Nada mais assertivo do que mostrar exatamente o que alguém procura no momento em que busca, certo?A possibilidade de anunciar no Google se torna ainda mais atraente se levarmos em conta que a ferramenta de gerenciamento de anúncios, o Google Ads, é acessível a qualquer um que deseja se tornar anunciante: basta se cadastrar e publicar uma campanha. Mas é por essa facilidade que frequentemente negociamos com empreendedores frustrados, porque viram o investimento dando pouco ou nenhum retorno na aquisição de Leads e clientes. Isso acontece, em grande parte das vezes, porque o anunciante não compreende como publicar uma campanha que esteja alinhada com os objetivos do Marketing. Para isso, é necessário entender a dinâmica dos anúncios do Google Ads, o comportamento de busca do seu público-alvo e algumas boas práticas que fazem diferença no resultado da campanha.

Além de um planejamento que leve esses fatores em consideração, é preciso ter em mente que anúncios no Google não fecham vendas por si só. Depois de atrair os Leads corretos, estratégias de Nutrição por email, Remarketing e Vendas Inbound são definidoras no fechamento de novos negócios. Encare as campanhas no Google como um canal a mais de atração, que precisa de revisão e otimização constantes, e não a resposta para os problemas da sua empresa.

 

Faça uma analise o mercado. 

Nem toda oferta possui alta demanda na Rede de Pesquisa do Google, especialmente se a solução ou conteúdo que você quer anunciar são inovadores ou muito específicos. Tome um ebook com conteúdo técnico e de nicho, por exemplo. Pode ainda acontecer de a demanda existir, porém não ser clara quanto ao público que faz a busca, como no caso de soluções que atendem tanto os setores B2B como B2C, por exemplo. Para verificar quais são as possibilidades reais de campanha para o que você quer ofertar, faça o seguinte:

 

Promova brainstorm de pesquisas.

 

Antes de qualquer coisa, é preciso entender como as pessoas pesquisam pela sua solução ou conteúdo no Google. Escolha uma ou duas ofertas que gostaria de anunciar e faça um  brainstorm de como você entende que o público-alvo pode pesquisar por elas. Lembre de incluir jargões e outros termos que caracterizem buscas dos usuários que você quer atingir. Por exemplo: se minha oferta é um Curso de marketing digital, meu público-alvo pode fazer pesquisas como curso de marketing digital e comprar curso de marketing digital, mas também pode usar termo como: quero aprender marketing digital, formação em marketing, melhores cursos de marketing digital e por aí vai.

 

Use o Planejador de palavras-chave para verificar a demanda no Google

 

É hora de ver se as ideias de busca que surgiram são de fato procurados por um volume significativo de usuários do Google, se há demanda para a oferta em questão. Acesse o Planejador de palavras-chave do Google Adwords e, no campo “Pesquisar Novas Ideias”, coloque os termos que você mapeou, um por linha. É baseado neles que a ferramenta listará as palavras-chave que possuem relevância de pesquisa. Preencha ainda os campos de idioma e país e ignore as outras opções por hora. Caso seu negócio seja local, ou tenha limitações de entrega, segmente a busca de palavras-chave para a região adequada. Assim podemos analisar as buscas apenas para quem você irá anunciar.Clique em “Obter Ideias” e, na segunda aba de resultados, “Ideias de palavras-chave”, veja a lista de termos sugeridas e seus respectivos dados como a média de pesquisas mensais, concorrência entre os anunciantes, lance sugerido para o leilão.

 

Nas páginas de resultado, o Google apresenta uma série de palavras-chave com as quais você pode associar seus anúncios. Com esta lista, é possível verificar se há demanda para as ideias de ofertas levantadas. E ainda, compreender a intenção da busca do seu público-alvo, ficando fácil definir a estratégia da campanha para geração de Leads. Por exemplo, no caso da oferta de um curso de marketing, poderia concluir, depois de analisar as palavras-chave, que há grande volume de usuários que buscam por um curso de forma direta, com intenção de compra. 

 

Restrinja cliques indesejados

 

Depois que tiver a lista de palavras-chave na mão, é hora de um dos passos determinantes para o sucesso ou fracasso da campanha: restringir ainda mais o tráfego que não trará resultado.Você já escolheu palavras bem alinhadas com a oferta, por que restringir ainda mais o volume de pesquisas? Antes de seguir, é preciso entender como funcionam as palavras-chave:Cada palavra no Google Adwords representa uma busca dos usuários que pode acionar seu anúncio, certo? Em parte, pois pode representar muitas variações de uma busca. Essas buscas podem incluir termos de pesquisa com erros ortográficos, sinônimos, frases similares com mais termos, etc. Exemplo: ao comprar a palavra-chave curso de marketing digital, o Google pode mostrar seus anúncio em buscas como “curso de marketing”, “aula de marketing”, “escola de mkt”, “curso de comunicação digital”, etc. Ou seja, qualquer termo relacionado com a palavra-chave. E é aí que ainda mora o perigo de atrair tráfego que não é o seu público-alvo.

 

O que nem todo mundo sabe é que existem comandos que indicam ao Google Ads como interpretar essas palavras, de forma mais ampla ou restrita. Você pode definir quais tipos de buscas estão inclusas em uma palavra-chave, ou seja, quais poderão acionar o seu anúncio ou não. Esses comandos são as correspondências de palavras-chave.

 

Dica: Não restringir o tráfego é um dos erros mais comuns entre novos anunciantes e o fator que frequentemente leva uma campanha a não ser lucrativa. Procure restringir qualquer usuário com chances de não se interessar pela sua oferta, pois isso apenas irá gerar tráfego que não converte, ou seja, dinheiro gasto sem retorno.


Depois de seguir esses primeiros passos, publique sua campanha no Google Ads e acompanhe os resultados. Mantenha o foco nas métricas de sucesso da sua campanha: aquelas que você definiu ao montar a estratégia! Dessa forma, você aumenta a possibilidade de gerar leads e oportunidades para sua empresa.